sábado, 6 de junho de 2009

Viver com Alegria

Viver como?
Se a vida nos depara tanto infortúnio, tanta dor, tanto desalento que, por vezes, nos sentimos impotentes perante as adversidades que nos cercam e nos levam ao desespero, ao desânimo, ao “cruzar os braços” pois, as forças abaladas tornam-nos presas fáceis da depressão, da tristeza, do “viver para quê?”.
Basta-nos, no entanto, olhar para o lado para vermos muitos outros com tantos ou mais problemas que nós, de difícil solução ou até francamente insolúveis.
A vida tem de ser vivida com entusiasmo, com amor e coragem ilimitados, para fazermos das contrariedades aprendizagens e conseguirmos “crescer” com elas, arranjarmos força e energia para lutar e fazer do dia a dia algo de bom, de incrivelmente belo e fascinante, ao ponto de, no sofrimento, encontrarmos alegria, realização pessoal e o gostinho saboroso da vitória perante as adversidades.
Cada dia da nossa vida é uma dádiva de Deus que deve ser vivida em pleno e, quando a noite vem, sintamos o calor das nossas pequenas batalhas ganhas com tanta perseverança, amor incondicional e a satisfação de termos feito o melhor, no meio do turbilhão de adversidades que conseguimos enfrentar.
E... quando as forças fraquejam, paremos um pouco... descansemos o corpo e a mente e observemos a beleza extasiante de uma flor, exalemos o seu perfume, sintamos o suave deslizar dos nossos dedos nas suas pétalas de seda, a beleza estonteante com que ela ( apenas com dias de vida ) se expõe ao Sol resplandecendo feliz e plena de cor nas poucas horas de vida que lhe restam.
Tudo o que a Natureza gratuitamente nos oferece, nos dá a mais bela lição de vida: o esplendor luxuriante dos verdes campos, as folhas caídas e enlameadas no Inverno, a explosão de cor e vida da Primavera e a calmaria quente do Verão. Animais e plantas vivem o seu dia a dia, confiantes no grande poder da Mãe Terra e do momento que passa. Cada dia, cada hora, cada minuto ou segundo, seja por nós transformado em algo de belo, para que o nosso coração esteja disponível para os outros, qual girassol virado para o astro-rei, recebendo o calor dos seus raios, a carícia da brisa fresca, a frescura das gotas de orvalho que a refresca e alimenta e, segurando-se firmemente à terra, quando o vento forte o fustiga ou a chuva impiedosa lhe arranca as pétalas.
A resignação é uma virtude. Mas não façamos dela um mar de lamentações, uma dolorosa e inevitável luta durante a tempestade mas, sim, a força e alegria da vitória contra os múltiplos problemas que nos surgem.
Não passemos os dias angustiados a pensar no que pode acontecer amanhã, no futuro que desconhecemos ou imaginando fracassos e calamidades. Vivamos um dia de cada vez, intensamente e sempre como se fosse o último das nossas vidas. Assim conseguiremos resolver os problemas com mais calma, mais saber e sem a frustração de nunca atingirmos uma felicidade imaginada, mas inacessível, que só nos trará desalento e desilusão!...
Sintamo-nos felizes com aquilo que vencemos hoje e preparemo-nos confiantes no que tivermos de enfrentar amanhã.
A vida é uma aprendizagem constante e só com optimismo faremos dos momentos maus, menos maus; dos bons, óptimos e dos realmente agradáveis e felizes o culminar da beleza das nossas almas resplandecentes perante a alegria de viver.
Coragem, muita coragem!...
Abnegação e amor infinito!...
Amarmo-nos a nós próprios com todas as nossas limitações, mas com o poder incalculável da vontade de vencer.
E... viva a alegria, a coragem, o amor sem limites e a inabalável vontade de vencer.

2007-01-08

Maria Carolina da Silva Cardoso e Sá

1 comentário:

  1. Olá Prima, cadê você?
    Estou com saudades dos seus emails.Li novamente " Viver com Alegria ", aliás, estou com ele na minha cabeceira. É maravilhoso! Refletimos bastante a cada passo da leitura.
    Fico aguardando sua resposta.
    Beijos em todos.

    ResponderEliminar